Métodos de coleta
Liliane Braga da Silva
Métodos de Coleta: Crustáceos, Moluscos, Peixes e Aves.
Maceió-Alagoas
2012
Crustáceos:
Despesca
Os camarões de cultivo são em grande parte despescados para comercialização dentro de no máximo 120 dias de engorda, quando atingem um peso médio de 12g. A despesca consiste na drenagem total do viveiro e coletando todo o camarão que sai junto à água em descarga e os que ficam em poças dentro do viveiro, esta última coleta se dá manualmente.
Pescador joga a rede num tanques de criação de camarão O arrasto da rede
Matapi- Camarão/Pitu
Molusco:
Cata
Existem distinções entre as coletas realizadas nas duas áreas: água salgada e a utilização de diferentes instrumentos para a coleta, como canastras, cestas e pequenos baldes, além do beneficiamento do marisco.
A continuação do trabalho é definida pela maré. Logo ela dê sinais de cheia, os moluscos devem ser colocados nas canoas e levados à terra firme, bem como todos os trabalhadores da cata do marisco.
...........................................................Alcatruzes-Polvo
Murijona-Polvo
Covos-Polvo
Peixe
Pesca tipo:
Aves
Tipos:
“assaprã”, “manual”, “visgo”, “arapuca”, “arremedo”, “espera”, “fôjo”, “sangra”, “rede”, caça ativa noturna e caça com cachorros.
Anilhagem Arapuca
Assaprãs Tipos de assaprãs. A- batedeira ou boca de jacaré com seta vermelha destacando o poleiro; B- batedeira acoplada à gaiola; C-corredeira e D- casinha.
Referencias Bibliograficas:
http://www.academia.edu/1595453/Captura_de_aves_silvestres_no_semiarido_brasileiro_tecnicas_cinegeticas_e_implicacoes_para_conservacao13/01/2013