Método de Coleta Seletiva
Climatologia e Meteorologia
Nome: Diego Soares Rodrigues da Silva.
1) O que significa os termo capacidade de campo e ponto de murcha permanente? Como podemos determiná-la no laboratório?
R: Existem dois atributos do solo que são fundamentais para a compreensão e para a utilização de dados de umidade do solo: o ponto de murcha permanente (PMP) e a capacidade de campo (CC). O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial. Estes dois fatores são variáveis de acordo com a classe do solo.
É bastante usual o manejo de sistemas de irrigação com o uso destes atributos, acionando-se os sistemas antes que o solo alcance o teor de PMP e desligando no momento em que se atinge a umidade de capacidade de campo, diminuindo perdas de água, reduzindo custos de irrigação e aumentando a produtividade.
Procura-se escolher uma área mais ou menos uniforme com relação a declividade, cor, microrelevo, etc., de tamanho 2,0 m2, procedendo-se uma limpeza, com auxílio de uma enxada retira-se resíduos orgânicos não decompostos e em fase de decomposição, pedras, etc. Procura-se dividir a área de tal maneira a ser ter uma área útil de 1,0 m2. Após a demarcação da área, coloca-se água uniformemente distribuída na área total (2,0 m2), até que o solo fique saturado, em seguida cobre-se a área com um plástico, a fim de evitar perdas por evaporação.
Vinte e quatro horas após o encharcamento da parcela, retiramse amostras com duas repetições nas profundidades 10 a 15 cm e 25 a 30 cm, procurando-se retirar as amostras diagonalmente opostas uma da outra na área útil considerada. As amostras devem ser retiradas, com auxílio de um trado, diariamente, durante um período de sete dias, colocando-se em latinhas de tara conhecida,