Heraclito e Parmenides
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS (CCBSA)
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
PROF.: MARCIO ADRIANO
ALUNO: JÉSSYCA SANTOS DE OLIVEIRA – (142520608 )
Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia
1) Vida dos autores 2) Pensamentos 3) Heráclito X Parmênides
Introdução: Quem foram? Quais seus pensamentos? Os dois grandes nomes da filosofia antiga, na era pré-socrática, Parmênides e Heráclito.
PARMENIDES
Filósofo pré-socrático, matemático e poeta grego, natural de Eléia. entende como ilusório o mundo dos sentidos. foi discípulo do pitagórico Amínias e seguidor de Xenófanesde. os eleáticos, entre os quais o mais famoso foi Zenão opunham-se às idéias numéricas dos pitagóricos,atacando os conceitos de multiplicidade e divisibilidade, defendendo, em oposição, a unidade.
Formulou o princípio de identidade, para ele o que está fora do ser não é ser, o não-ser é nada, portanto o ser é um. A sensação é o caminho errado para a investigação porque possui contradições e confunde o que existe com o que não existe .Ele propôs que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.e sua essência do ser está incorporada na individualidade divina do Ser-Absoluto.Onde o Ser simplesmente é.
Ele tenta desvendar aquilo que está atrás das aparências e das transformações. Ele disse: “Vamos e dir-te-ei – e tu escutas e levas as minhas palavras. Os únicos caminhos da investigação em que se pode pensar: um, o caminho que é e não pode não ser, é a via da Persuasão, pois acompanha a Verdade; o outro, que não é e é forçoso que não seja, esse te digo, é um caminho totalmente impensável. Pois não poderás conhecer o que não é, nem declará-lo.” Parmênides considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento puro e a compreensão. Ele diferenciava qualidades positivas e negativas(o ser ou não-ser),como por