Equipamentos de laboratório de fisica
Sempre que um campo magnético que atravessa uma espira varia, aparece nesse circuito uma corrente elétrica. Esse fenômeno é chamado de indução eletromagnética.
O Forno de Indução é um transformador, com 250 espiras na bobina primária e apenas uma espira na bobina secundária. Esta espira na bobina secundária é na verdade um anel metálico de alumínio com espaço onde é possível armazenar água. A redução de 1/250 na tensão de entrada, de 220 volts para pouco mais de 0,8 volts faz com que, em compensação, a corrente no anel seja muito alta, permitindo que uma grande potência elétrica seja dissipada no anel. Essa potência é dissipada em forma de calor (efeito Joule), esquentando o anel e fazendo a água armazenada nele ferver em poucos segundos.
Agulha de inclinação e de declinação
Este instrumento conhecido por agulha de Oersted funciona simultaneamente como agulha de declinação e de inclinação. Este tipo de agulha magnética é móvel em torno de um eixo de rotação vertical e/ou horizontal, que por sua vez está ligado a um dispositivo em forma de U, que se encontra na parte superior de um pé, em metal. Nos terminais do dispositivo referido existem botões ou (bornes), a que se pode ligar fios eléctricos que conduzem a corrente eléctrica proveniente de um gerador.
A corrente eléctrica proveniente do gerador cria à sua volta um campo magnético e este, por sua vez, provoca movimentos na agulha magnética. Este instrumento simples é utilizado na experiência de Oersted e pode exercer uma função semelhante á de um galvanômetro
Gerador Elétrico
Um gerador é um dispositivo bastante simples, que usa as propriedades da indução eletromagnética para produzir tensão elétrica - uma diferença de potencial elétrico. A tensão é, essencialmente, "pressão" elétrica: ela é a força que move a eletricidade ou corrente elétrica de um ponto para outro. Assim, a geração de tensão é, de fato, geração de corrente. Um gerador simples consiste em ímãs e um condutor. O