Relatório de Física III - Equipamentos de Laboratório
Este trabalho baseia-se nos conhecimentos passados pelo professor na sala de aula e pela pesquisa descrita mais a frente.
Os assuntos abordados neste trabalho são: Protobord ou
Matrizes de contato, Multímetro, ou Multiteste, Fontes de Tensão ou
Corrente, Gerador de Função e outros, todos descritos, explicados, aplicação e como manusear.
O trabalho é desenvolvido de forma que os conceitos, explicações e ilustrações apresentados venham, sempre que possível, e vai ser, acompanhar por uma motivação do leitor , entender e assimilar bem o que é colocado.
Quanto ao expostos, pensamos tê-lo colocado de um modo simples, de fácil leitura e entendimento. Procuramos dispor o material de uma maneira ordenada para que se possa ter uma rápida compreensão.
Certas duvidas sobre alguns materiais serão tiradas nas aulas praticas em laboratórios. Seria de fundamental importância que o mestre enriquecesse ainda mais o assunto adiante exposto, pois a maioria dos integrantes da equipe não tiveram , ainda, oportunidade de manusear tais equipamentos.
Não poderíamos deixar de agradecer o interesse do professor em passar tais conhecimentos, ao empenho da equipe, as pessoas que disponibilizaram via Internet e livros todo o material de apoio.
A equipe
Protoboard/ Matriz de Contatos
Uma matriz de contato também chamada de Protoboard é usada para fazer montagens provisórias, teste de projetos entre outras inúmeras utilizações. Na superfície de uma matriz de contato há uma base de plástico em que existem centenas de orifícios onde são encaixados os componentes, já em sua parte inferior são instalados contatos metálicos interligados segundo um padrão básico que o usuário precisa conhecer.
Existem
de diversos tipos e tamanhos, mas basicamente
todos tem o mesmo aspecto. A principal diferença são os números de pontos de conexão.
Como usar a matriz de contato.
Na figura abaixo temos uma matriz de contato básica, pode existir proto board com