Hepatites Virais
A Hepatite é a inflamação do fígado, causada por um vírus. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é realizado com base nos exames físico e de sangue para determinar a presença de antígenos e anticorpos do vírus.
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
Transmissão sanguínea: manteve relações sexuais sem o uso de preservativos, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, transmissão sanguínea da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D)
No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os antígenos sejam detectados no exame de sangue.
HEPATITE A
A Hepatite A, é uma doença aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV), geralmente de curso benigno. É um vírus de RNA com capsídeo constituído pelo antígeno HAVAg, seu diâmetro é de cerca de 27 nm, o vírus entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A. O período de incubação, que é maior nas crianças do que nos adultos, dura entre 20 a 40 dias, espaço de tempo em que não se revelam quaisquer sintomas. A infecção pode durar seis meses, mas a