Hepatites Virais
Curso de Biomedicina
Epidemiologia
Incidência de Hepatites Virais no município de Rolim de Moura – RO nos anos de 2010 e 2011.
Rolim de Moura
2012
Monize Mira Cintra
Incidência de Hepatites Virais no município de Rolim de Moura – RO nos anos de 2010 e 2011.
Trabalho apresentado à disciplina de Epidemiologia do curso de Biomedicina da Faculdade São Paulo.
Rolim de Moura
2012
1. INTRODUÇÃO
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Agrupadas, muitas vezes, como doença única, em razão da similaridade de suas manifestações clínicas, elas compreendem entidades mórbidas bem conhecidas e distintas, quanto à etiologia, epidemiologia, evolução, prognóstico e profilaxia. Existem cinco tipos de hepatites virais, mas outros tipos de hepatites foram comprovados.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes tipos de vírus, sendo os mais comuns os vírus A, B, C, D e E. Todos esses vírus agem nas células do fígado, mas apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Essas doenças podem ser classificadas, de acordo com as formas de transmissão, em dois grupos: no primeiro, encontram-se as hepatites A e E, transmitidas de modo fecal-oral, cujo mecanismo de infecção está relacionado às condições socioeconômicas, de saneamento básico e de higiene pessoal. O segundo grupo, o das hepatites B, C e D, é de transmissão sanguínea, da mãe para o filho durante gravidez e parto (vertical), pelo contato sexual ou por meio de procedimentos cirúrgicos, odontológicos, transfusão de sangue/hemoderivados e hemodiálise em que não se aplicam as normas de biossegurança adequadas.
As hepatites B, C e D ainda podem ocorrer em consequência do compartilhamento de material contaminado para uso de drogas, para higiene pessoal ou para colocação de tatuagens e piercings. A infecção provocada pelos vírus A e E causa