henry wallon
Herin também acreditava que a pessoa pode ser uma construção em que tenham faces com maior predominância alternada da afetividade e de seu mecanismo mental de um individuo. Estabelece cinco estágios, que segundo Wallon são:
Primeiro estagio impulsivo que emocional da criança no seu primeiro ano de vida, no sentido de olhar de pegar e andar.
Segundo estagio seria senso-motor que é o contrario do impulsivo, vai até os três anos de idade e é definida como a inteligência simbólica.
Estágio da personalidade que será entre três anos e seis anos de idade que possam realizar pequenas tarefas sozinhas com a volta da afetividade.
Estagio de categorias, que tem inicio aos seis anos, onde deveram ser sua inteligência sua percepção e sua razão.
Por fim o ultimo estagio que é a adolescência, onde já se tem uma crise de personalidade e com isso o adolescente busca questões sobre sua origem pessoal,moral e sua existência e sentido de carência.
Todas estas etapas servem para uma construção do eu diferenciando do mundo real e mundo físico.
Formulou um projeto de ensino e proposta parecidas com a nossa lei de diretrizes e estrutura trata-se que nenhuma escola pudesse ter repetência. Segundo Wallon afirmou que a reprovação da escola não era o jeito certo de agir, onde uma Escola deveria ter uma formação integral que é comum hoje em dia.
No início do século passado Wallon fez uma descoberta que revolucionou o ensino nas escolas , pois foi pioneiro a estudar não somente o corpo, mas suas emoções dentro de uma sala de aula.
Segundo ele o papel fundamental da emoção em um indivíduo que trás consigo desejos e vontades , deve ser tido como um universo muito importante.
A pedagogia não deve ser pensada como apenas um “cérebro“,