Henry Mintzber
Henry MintzberEstratégia, segundo Henry Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. Seu já famoso entendimento sobre estratégia em 5 p's (dos nomes originais em inglês plan, ploy, pattern, position e perspective), ajuda-nos a perceber que este conceito pode ter várias concepções e, efetivamente, nenhuma delas é superior à outra. Basta, apenas, compreender que todas são aplicáveis, mesmo em simultâneo, a depender, claro, do contexto e do que se pretende.
Cynthia Montgomery, Ph.D. em administração “A estratégia é o sangue de uma empresa. É a força motriz de uma companhia: ela que determina o que será feito, como será feito e por que será feito.”
“Uma estratégia de sucesso começa com imaginação, propósito e uma conexão profunda dos clientes”, “Isso evolui o tempo todo, e um líder ganha a responsabilidade de desenhar o caminho para que a companhia continue a ser relevante.”
“É preciso construir um modelo de negócios que opere respirando a estratégia” “Essa estratégia tem de vestir o propósito da empresa”.
Michael E. Porter Estratégia e um conjunto de orientações seguidas por uma empresa ou empreendimento, visando à melhoria de sua posição (frente às forças competitivas), através da seleção de linhas de negócio, alocação de recursos entre essas linhas e a criação de ações integradas entre as várias unidades da empresa. As estratégias de uma empresa podem ser produto de um processo consciente e planejado ou estarem colocadas de forma implícita, mas internalizadas na cultura da empresa e de seus dirigentes.
Grupo
É o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos da organização, que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser. É uma forma de a empresa pensar no futuro, sem deixar de ver o presente.