Henri cartier-bresson
Biografia de Henri Cartier-Bresson
Como trabalho de conclusão de módulo da minha jornada de estudos em fotografia, fui encorajado a escrever uma breve biografia de um artista que eu me identificasse.
Depois de algumas horas pesquisando sobre fotografia na internet, me deparei com uma frase, que me despertou muito a atenção. Essa frase diz
“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.”, e foi dita pelo famoso fotógrafo Henri Cartier-Bresson.
Não tive dúvidas, e decidi realizar meu trabalho bibliográfico sobre ele.
Henri Cartier-Bresson (1908-2004)
Henri Cartier-Bresson, foi um artista completo. Chamado por muitos de “O poeta das Imagens”. Suas obras são expostas até hoje e servem como referência para outros artistas e aficionados por fotografia. Sua história de sucesso como fotógrafo, teve seus altos e baixos, mas ele nunca abriu mão da sua verdadeira paixão. A fotografia transformou sua vida, e por sua vez, suas fotografias transformaram, e continuam transformando e influenciando diversas gerações de fotógrafos.
Ao contrário do que muitos pensam sobre sua nacionalidade Francesa, Henri foi concebido em Palermo, na Itália em 1908, mas nasceu em 22 de agosto no Chanteloup, Seine-et-Marne na França, por isso sua nacionalidade é realmente Francesa. Henri estudou no Liceu Condorcet, Paris sem nenhuma educação formal superior.
Começou a desenvolver seu interesse por pintura e surrealismo em 1923 e durante os anos de 1927 até 1928 estudou pintura com André Lhote.
Em 1931 viajou para a Costa do Marfim, onde ele leva suas primeiras fotografias. De volta à Europa, Henri percebe-se cada vez mais inclinado à fotografia e se concentra nos estudos e praticas fotográficos.
Em 1933 tem sua primeira exposição na Galeria Julien Levy, em Nova York. Suas fotografias são posteriormente mostradas no Clube Ateneo de Madrid. Neste período ele viaja pela Europa com André