Henri cartier bresson
Henri
Cartier Bresson
Ivani Nascimento
Belo Horizonte
Maio 2012
“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração. H. C. B.”
Ivani Nascimento
SENAI – Cecoteg TCV 55
Belo Horizonte
Maio 2012
A ORIGEM
Nasceu em 22 de agosto de 1908, em Paris. Descendente de uma família proeminente da indústria têxtil. A família o queria nos negócios familiares. Mas Bresson nasceu artista.
A INSPIRAÇÃO
O que inspirou sua vida de fotógrafo foi a fotografia de Martin Munkasci publicada na Revista Photographies em 1931, onde os 3 meninos negros nus no Congo, que saem correndo em direção às ondas do mar, numa coreografia de dança, com a liberdade genuína do ser humano...totalmente livres sem obstáculos, poderosamente sensuais, exuberantes, joviais, vivos... leves e verdadeiros, brincando entre si, como se fossem os únicos possuidores da verdade humana. Eles personificam a liberdade, a carne sem pecado. Seus movimentos foram então congelados praticamente no ar, por Munkasci, onde aparece a silhueta dos 3 de costas... O momento exato que expressava aquela situação foi congelado nesta fotografia, que impressionou Bresson por toda a vida. ''O equilíbrio plástico desta foto suspende seu ímpeto pela vida...um retorno às origens...a mais nobre humanidade. 'Dizem aqueles que o conheceram, que era a única foto em sua parede... Esta foto foi o gatilho de sua efervescente carreira de fotógrafo. A partir daí, ele continuou fazendo a estética do corpo humano em suas fotos, introduzindo um novo conceito de liberdade no foto-jornalismo, sem perder a graça e a leveza de um artista verdadeiro.
A VIDA
Frequentou a Ecole Fénélon e o Lycée Condorcet em Paris. Estudou pintura com Cotenet (1922-23) e com André Lhôte (1927-28). Concluiu pintura e filosofia na Universidade de Cambridge. Começou como fotógrafo em 1931. Foi influenciado pelo surrealismo. Com 21 anos já tinha