Tornearia
A definição de usinagem segundo a norma DIN 8580, aplica-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco. Podemos definir ainda como operação que confere à peça forma, dimensões ou acabamento, ou ainda uma combinação qualquer desses três, através da remoção de material sob a forma de cavaco.
A maquina ferramenta Torno Mecânico sem duvida e uma das maquinas ferramentas mais antiga, onde na antiguidade maquina mais rudimentar trabalhava na produção de vasilhas de cerâmica.
Classificamos os tornos mecânicos em: Torno Mecânico Universal, Torno Revólver, Torno de Placa ou Platô, Torno Vertical, Torno Copiador e Torno CNC.
2. USINAGEM
No processo de usinagem realizado no torno mecânico a peça possui um movimento giratório uniforme em seu próprio eixo, o que permite um corte continuo realizado por uma ferramenta de gume cortante dotada de dureza superior a da peça a ser usinada que penetra na peça com força de retirar cavaco sobre a peça e a ferramenta presa em suporte porta-ferramenta, contrabalança a reação dessa força.
3. TORNO MECÂNICO
O torno mecânico é composto das seguintes partes:
• Árvore: eixo rotativo onde é fixada uma placa de fixação da peça a ser usinada. A placa pode ser universal de 3 castanhas, placa de arrastadora e arrasto e placa de castanhas independentes.
• Barramento: Parte que suporta o carro principal ou longitudinal e cabeçote móvel. O mesmo este apoiado sobre os pés da maquina.
• Porta Ferramentas: Suporte fixador da ferramenta de corte do torno.
• Cabeçote móvel: parte da maquina que se desloca sobre o barramento para dar apoio na fixação da peça ou auxiliar no processo de furação executado no torno.
• Cabeçote fixo: lugar de alojamento de sistema de engrenagens responsáveis pelas velocidades imposta ao eixo árvore.
• Carro longitudinal: Carro que se desloca ao eixo da maquina.
• Carro