tornearia
É uma virose de distribuição universal, recorrente, geralmente benigna, altamente transmissível inclusive pelo contato sexual orogenital. Ela pode ser transmitida pelo contato direto com aslesões ou por objetos contaminados.
Acredita-se que a maioria dos casos de transmissão ocorre a partir de pessoas que não sabem que estão infectadas ou são assintomáticas.
De 50 a 90% dos adultos tem anticorpos circulantes contra o herpesvírus humano tipo-1 (HSV-1) e 20 a 30% contra o herpes vírushumano tipo-2 (HSV-2).
A doença traz incômodo aos indivíduos portadores, não tem cura, mas seus sintomaspodem ser controlados com medicações.
O que sente uma pessoa com herpes simples?
A pessoa sente uma ardência, prurido ou dor em locais onde se formam lesões tipovesículas que, em poucos dias, transformam-se em pequenas úlceras. As lesõesgeralmente aparecem em membranas mucosas ou na pele, ao redor da cavidade oral(herpes orolabial) e da genitália (herpes anogenital). Determina quadros benignos ou graves, com manifestações clínicas distintas e relacionadas ao estado imunológico do hospedeiro.
As vesículas contêm um líquido rico em vírus. Após a sua ruptura, elas desaparecem e reaparecem sem deixar marcas ou cicatrizes.
O que causa o herpes simples?
A doença é causada pelo herpes vírus humano tipo 1 (HSV-1), responsável por infecções na face e no tronco, e tipo 2 (HSV-2), relacionado às infecções na genitália, este com transmissão geralmente sexual.
É um vírus DNA da mesma família do Citomegalovírus (CMV), do Varicela Zoster Vírus (VZV), do Epstein-BarrVírus (EBV), do Herpesvírus humano 6 (HHV-6) e do Herpesvírus humano 8 (HHV 8).
Como a infecção acontece?
A primeira infecção pelo vírus do herpes simples é, em geral, subclínica e passa despercebida. O indivíduo torna-se portador do vírus sem apresentar sintomas. Em pequena porcentagem de indivíduos, a infecção é grave e prolongada. Após a infecção primária, o vírus pode ficar em estado de latência