hehe
Curso: Redes de Computadores
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Professor: Michel Sales
Alunos: Isac Cavalcante Silva, Maria Micaele Vieira Chaves e Tiago da Silva Nascimento. Matrículas: 367957, 365517 e 369564.
“Caracterização e Modelagem da Carga de Trabalho do Dropbox”
Quixadá – Ceará – 21 de Março de 2014.
RESUMO
Este artigo apresenta a caracterizac¸ ˜ao e modelagem de padr˜oes de carga de trabalho de um sistema de armazenamento em nuvem muito popular atualmente, o Dropbox. A carga ´e analisada sob dois pontos de vista complementares. Por um lado, propriedades dos reposit´orios compartilhados por um conjunto de 333 usu´arios volunt´arios, tais como n´umero, tipo e tamanho dos arquivos, n´ıvel de replicac¸ ˜ao e dinˆamica de atualizac¸ ˜oes, s˜ao analisadas.
Por outro lado, os padr˜oes de comportamento de clientes s˜ao modelados a partir de dados de tr´afego coletados em 3 redes universit´arias. Nossos resultados podem ser aplicados na gerac¸ ˜ao de cargas sint´eticas realistas e servir como substrato para o desenvolvimento e avaliac¸ ˜ao de novas soluc¸ ˜oes de armazenamento em nuvem mais eficazes.
TEMA
Dropbox.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
O Dropbox foi um dos primeiros serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem. Com ele o usuário pode acessar documentos, fotos, vídeos e programas em diversas plataformas, tanto em aplicações móveis quanto para desktop mantendo o conteúdo sempre atualizado. Devido à facilidade de uso e grande espaço para armazenamento gratuito, esta aplicação se tornou muito popular.
O foco do estudo foi motivado nesta aplicação, devido ao volume de buscas por Dropbox ultrapassar o volume de buscas por serviços similares, de acordo com do Google Trends.
PROBLEMA
A falta de conhecimento sobre modelagem da carga de trabalho das aplicações de armazenamento em nuvem, especificamente o Dropbox.
OBJETIVO GERAL