Hegel e ranke
Construa um texto dissertativo contemplando os seguintes temas que deverão ser explicados por você:
a) O Conceito de História e o ofício do historiador. b) Visão histórica de Hegel. c) Visão histórica de Ranke.
O conceito de História é a arte cujo o objeto é o passado,que tem como finalidade de reconstruir o passado. O método tradicional da história é pesquisar documentos eruditos , que buscam certo vigor crítico , mas não é suficiente para enquadrarmos como método científico e acabado.
Já o historiador tem a preocupação primordial com o tempo, com a duração, com as mudanças e com a resistência. Para isso dependerá de um conjunto de fatores , acontecimentos,indícios e evidencias que se traduzam numa imagem compreensível.
Para Hegel a história é o campo onde o espírito absoluto se realiza plenamente livre. No método dialético há dois momentos constitutivos: o Formal e o Teleológico. O Formal apresenta a Universalidade, a particularidade e a singularidade; com a universalidade está a pressuposição de que a história é expressa no seu sentido Universal que vai articular o curso histórico da liberdade; na particularidade os indivíduos vão exprimir o seu conteúdo particular, negando a universalidade, mas introduzindo a determinação de que o desenvolvimento histórico não é tão majestoso como se pensa, pelo contrario, é sacrificial e doloroso.
No aspecto Teleológico o autor afirma que a história tem um sentido, um fim, ou seja, uma finalidade. Segundo ele, a história não está entregue a um destino cego, ou entregue ao acaso, pelo contrário há uma Razão regendo todo seu transcurso. A Razão está presente para decifrar o sentido do desenrolar do curso histórico, sentido esse que ganha caráter de verdade da própria história que nela e por ela é manifesto. O mundo está sob o domínio e o governo da Razão.
Hegel distinguiu os períodos históricos assim: com os Orientais está o embrião da Liberdade – alguém era livre. Com os Gregos nasce a