hegel fenomenologia questionário
Vitória, 05 de Janeiro de 2014
Danielle Lima de Paula
Professor: Pedro Luchi
1 PARTE: CONSCIÊNCIA
1) Esclareça o conceito de ‘’dialética’’ em Hegel com ajuda do termo ‘’Aufhebung’’ e seus sentidos.
Resposta: O conceito de dialética em Hegel se dá como processo pelo qual dada uma posição ou situação, gera-se uma negação. Sob esse aspecto, o sentido da dialética em Hegel corresponde ao modo de ver a realidade como já contendo dentro de si sua negação. O termo “Aufhebung”(superação) apresenta os sentidos de conservar, negar e elevar, indicando o modo próprio pelo qual a dialética se desenvolve num movimento de supra assunção. Ora, para o conceito de dialética esse termo, que em português pode ser traduzido como supra assunção, que representa o modo como uma tese (negada) por uma antítese, e essa é negada e elevada por uma síntese, em suma supra assumida. A exemplo desse movimento, é possível identificar a mudança do critério de verdade ou do conceito de família e ciência mediante a insuficiência de suas noções perante as novas situações.
Contudo, a razão para Hegel é a capacidade de ver o movimento do conjunto de um todo, e as tensões do conjunto que se resolve, sendo elas tese, antíse e síntese (dialética) descritas acima, e a razão pra ele é sempre uma razão de ver o movimento do conjunto, de natureza que não é só mecânica e perfeita. 2) Por que a Fenomenologia do Espírito pode ser chamada de ‘’Ciência da experiência da Consciência’’.
Resposta: A Fenomenologia do Espírito assume essa denominação
(“Ciência da Experiência da Consciência”) devido à concepção de Hegel sobre
experiência, a qual por sua vez seria a interação entre maneiras de ver o mundo e a incapacidade de interpretá-lo. Nesse sentido, a Fenomenologia do
Espírito apresenta as etapas da experiência da consciência, num movimento que reflete a mudança de critério mediante a uma concepção do que seja verdadeiro que não mais se sustenta.