direito
1. Qual a base do conhecimento na opinião de David Hume? Justifique:
R Para Hume o conhecimento cientifico era fruto da experiência, que chega a nós pelo sentido, que serve de fonte e base para o saber.
OBS: é moral tudo aquilo que não é conhecimento cientifico.
2. Estabeleça a relação entre empirismo e meta – físico;
R Enquanto a metafísica supõe ser possível ao alcançar a verdade pelo encadeamento de raciocínios lógicos, para o empirismo, só experimento prático repetitivo e controlável é fonte de saber. Petição de princípio é um defeito lógico.
3. A exclusiva observação dos fenômenos sensíveis podem nos levar ao conhecimento valido? Justifique:
R Não, somente análise e a reflexão a cerca das experiências nos darão elementos para fazermos generalizações que se assemelhem a verdade.
4. Qual o papel da razão no pensamento Cartesiano?
R Analisar os fenômenos observáveis e a partir deles elaborar generalizações
( deduções)
5. Segundo Immanuel Kant, todo conhecimento humano esta a distrito as dimensões de tempo e espaço, o que isso quer dizer?
R O homem é um ser essencialmente histórico, e esta, se desenrola de um ponto menos para um mais desenvolvido.
6. Discorra sobre ‘’ fenomenologia do espírito’’ Hegel.
R A história para Hegel um ( espírito ) dotado de propósitos que conduzia os acontecimentos, valendo-se de agentes de circunstâncias, para fins sempre melhores.
7. Disserte sobre a dialética Hegeliana e o conceito de sínteses precárias.
R Sendo a dialética a relação entre tese, antítese e síntese, e esta se converte numa nova tese contra tal se ocorá uma antítese. Produzindo ao final uma nova síntese, que por sua vez se fará tese... conclui-se que toda síntese é uma verdade meramente provisória, logo, precária.