ATPS FUNDAMENTOS II
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO
SERVIÇO SOCIAL
POLO BELÉM - PA 23201
DISCIPLINA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II.
ACADÊMICOS
ADEMAR CLAUTAL GE GOMES. RA:431669.
ANGELINA RIBEIRO FERRA. RA:4080560.
DORACY NAARÉ FERNANDES NUNES. RA:418492.
NILCE SALES DE CARVALHO. RA:429914.
MARIA CRISTINA S. SILVA. RA:428952.
SYLVANIA CRISTINA A. CHICHESTER. RA:7929302.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS.
RELATÓRIO: A TEORIAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.
BELÉM – PA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a importância de conhecermos e compreendermos o contexto sócio-histórico da profissão do Serviço Social no cenário brasileiro, seus principais pressupostos filosóficos e suas principais influências. Que repercutiram no movimento de reconceituação do Serviço Social a partir da década de 60 e que possibilita uma maior atuação do profissional de Serviço Social nos dias de hoje.
Para tal, mostraremos na primeira parte as principais causas do Movimento de Reconceituação do Serviço Social e sua relevância na conjectura da formação dos profissionais, sua importância e seus conflitos que possibilitaram uma visão mais critica da realidade brasileira. Em segundo plano analisaremos as principais importâncias dos encontros realizados para o movimento de reconceituação e de metodologia do Serviço Social em plena ditadura militar.
E por fim mostraremos a influência das correntes filosóficas da profissão que permitiram uma visão critica e reflexiva da teorização da práxis profissional.
ETAPA 1: RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL: UM MOVIMENTO EM QUESTÃO.
Para o Serviço Social tornar-se o que é hoje, foram necessárias várias mudanças na sua conjuntura funcional. Para entendermos melhor essas mudanças ocorridas ao longo da história do Serviço Social, precisamos conhecer o contexto histórico no qual está inserido o processo de formação desta