Atps Anhanguera fundamentos II
Serviço Social II
Andressa Gisele Pacheco Santos Oliveira
RA 409278
Carla Maria Wermann
RA 430610
Luciana Gonçalves da Silva
RA 439680
Atividade Pratica Supervisionada
Prof.ª Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Foz do Iguaçu, 11 de abril de 2014.
O Objetivo Inicial
Neste vamos refletir sobre o tema do artigo que é O Movimento de Reconceituação do Serviço Social. E vamos identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e como o movimento de Reconceituação foi movido pelas pressões populares sociais, marcado pelas desigualdades e das próprias questões sociais em face ao acúmulo do capitalismo. A história do Serviço Social se construiu a partir dessas exigências que acabaram pedindo a renovação e articulação em seus serviços, assim objetivando mostrar como se deu o processo de construção teórica do Serviço Social e a sua prática como profissão, como modelo tradicional, conservador, desde os tempos em que era vista como simples forma de fazer “caridade”, com forte base moral e religiosa presente, ainda, até a atualidade, em que o profissional do Serviço Social precisa de qualificação técnica-científica para poder atuar nos diversos setores da sociedade, enfrentando situações cada vez mais desafiadoras na contemporaneidade, marca desta época no fenômeno da globalização ou da modernização.
Introdução
Visando atingir o aperfeiçoamento técnico da prática profissional, o Serviço Social busca adotar métodos e padrões modernos, buscando nas teorias marxistas o apoio necessário para uma nova concepção em sua forma de atuar na sociedade.
Dentro de um contexto histórico de mudanças e crises político-econômicas, ocorre a necessidade de aperfeiçoamento do profissional de Serviço Social, o qual é levado a repensar a prática da profissão. O momento em que o Serviço Social se depara com o aumento dos problemas sociais, gerados pela