Havaianas td mundo usa
Havaianas, todo mundo usa.
A São Paulo Alpargatas S.A. foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.
As Havaianas surgiram em 1962, inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Os japoneses possuem o hábito de tirar os sapatos antes de entrarem em suas casas ou casas alheias. Na entrada das casas ficam as famosas “suripas”, chinelinhos próprios para andar dentro de casa. O solado das Havaianas possui uma textura que reproduz os grãos de arroz, o que a torna inconfundível.
Em 1970, a criação do slogan: “Havaianas. As legítimas” alavancou as vendas do produto e defendia o produto que já estava sendo imitado.
Basta ouvir a frase: “Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro” para lembrar o comercial protagonizado pelo saudoso comediante Chico Anysio nas décadas de 70 e 80.
Em 1994, a estratégia de marketing do produto na TV, exibindo pessoas famosas usando o produto, fixou o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.
Em 1997, surgem as havaianas baby. E em 98, aparecem os chinelos verde e amarelo para a Copa. Mas foi no ano de