Ferramentas de corte
Introdução 3 Considerações sobre as ferramentas de corte 4 Revestimento para ferramentas de corte 4 Principais materiais 5 Aço Ferramenta 5 Aço Rápido 6 Metal Duro 6 Cermet 7 Cerâmica 8 Nitretos de Boro Cúbico 8 Diamante 9 Cuidados com ferramentas de corte 10 Manutenção e gerenciamento das ferramentas de corte 10 Aplicação de tecnologia de grupo e manutenção de ferramentas de corte 10 Bibliografia 11
Introdução
A seleção do material e a classe da ferramenta de corte é um fator importante a ser considerado ao planejar uma operação de corte bem-sucedida.
Conhecimento básico de cada material da ferramenta de corte e seu desempenho é, portanto, importante para a seleção correta de cada aplicação.
O objetivo desta pesquisa é mostrar os principais materiais existentes: aço ferramenta, aço rápido, metal duro, cermet, cerâmicas, nitreto de boro cúbico, diamante mono e policristalino, abordando suas características e indicações. Além desses existem outros três tipos de materiais para ferramentas que são a liga fundida(estelita) o aço-carbono(com ou sem liga) e o coronite, mas que praticamente não são utilizados no ambiente industriais (tem importância somente histórica e/ou em aplicações muito específicas).
Considerações sobre as ferramentas de corte
* A ferramenta deve ser mais dura nas temperaturas de trabalho que o metal estiver sendo usinado (“Dureza a Quente”);
* A ferramenta deve ser dura, mas não a ponto de se tornar quebradiça e de perder resistência mecânica (tenacidade);
* O material da ferramenta deve ser resistente ao encruamento (endurecimento do metal após ter sofrido deformação plástica resultante do processo de conformação mecânica) e a microsoldagem (adesão de pequenas partículas de material usinado ao gume cortante da ferramenta).
* As principais propriedades que um material de ferramenta de corte deve apresentar são listadas abaixo, não necessariamente em ordem de importância.