Núcleo celular
O núcleo celular é a maior organela encontrada no citoplasma e ele está presente apenas nas células eucarióticas. É no núcleo que se encontram os cromossomos portadores dos genes responsáveis pelo controle das atividades celulares. Praticamente em todas as células eucariontes há somente um núcleo em seu citoplasma, mas podemos encontrar células que possuem dois núcleos, chamadas de binucleadas, como os protistas ciliados; as chamadas multinucleadas, que são células que possuem vários núcleos, como as células musculares do coração; e também as células anucleadas, que perdem o núcleo durante a sua diferenciação – é o caso das hemácias que compõem o sangue dos mamíferos. Geralmente os núcleos celulares têm forma arredondada, mas dependendo do tipo celular podem ser ovoides, elípticos, ramificados ou irregulares.
NÚCLEO CELULAR O núcleo, de forma geral a maior organela celular eucarionte, medindo cerca de 5μm, é a região delimitada por membrana, onde se localizam os cromossomos e um ou mais nucléolos mergulhados no nucleoplasma ou também cariolinfa. Foi identificado e descrito inicialmente em 1833, pelo botânico escocês Robert Brown, ao analisar tecidos vegetais. Em suas observações descobriu que a maioria das células apresentava uma estrutura interna, com morfologia esférica ou ovóide, recebendo desde então a denominação ‘núcleo’. O núcleo celular é composto por:
• Carioteca: também chamada de envelope nuclear, a carioteca é formada por duas membranas lipoproteicas, que possuem poros por onde ocorrem as trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
• Nucleoplasma: também conhecido como cariolinfa, ele é constituído por uma substância contendo água, sais minerais, proteínas e materiais que participam da síntese de ácidos nucleicos.
• Cromatina: é uma massa formada por filamentos longos e finos. Esses filamentos são compostos por cromossomos constituídos por uma