Nucleo Celular
Núcleo celular
As alterações no núcleo celular acompanham o ciclo celular, durante a divisão celular
(mitose) o núcleo também está se dividindo e recebe o nome de núcleo mitótico; quando a célula não está se dividindo (célula interfásica) o núcleo também não está se dividindo e é chamado de núcleo interfásico.
No núcleo interfásico apresenta na sua formação: o envoltório nuclear, o nucleoplasma, a cromatina e o nucléolo (fig. 1).
Figura 1. Esquema ilustrativo do núcleo interfásico.
a) O envoltório nuclear é formado por uma membrana lipoproteica dupla e descontínua, apresenta aberturas que permite a comunicação do núcleo com o citoplasma, essas aberturas recebem o nome de poros nucleares. A membrana externa do envoltório nuclear apresenta ribossomos aderidos e é continua com o retículo endoplasmático rugoso. Entre as membranas externa e interna, aprece a cisterna perinuclear.
b) O nucleoplasma é formado por uma solução que contem água, íons, proteínas, enzimas, nucleosídios, nucleotídeos, RNA e DNA. A lâmina nuclear é formada por proteínas filamentosas que ficam juntas da membrana interna do envoltório nuclear e são responsáveis forma e sustentação do núcleo.
c) A cromatina é formada pela molécula de DNA associada a proteínas histonas e não histonas. As proteínas histonas são classificadas em H1, H2A, H2B, H3 e H4.
A
organização da molécula de DNA juntamente com as histonas forma a unidade básica da cromatina, o nucleossomo. No núcleo interfásico, a cromatina apresenta-se com áreas condensadas formando grânulos de cromatina e áreas descondensadas.
d) O nucléolo é uma estrutura nuclear que contem a cromatina responsável pela formação do RNA ribossômico e do RNA transportador.
1
Biologia celular ( citologia)
Ácidos nucléicos – DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico)
Os ácidos nucléicos são moléculas formadas por polímeros de nucleotídeos e cada nucleotídeo apresenta na