Harley Davidson
A HARLEY-DAVIDSON SE REORGANIZA PARA O SUCESSO
Quando, em 1903, William Harley e os irmãos Davidson - Walter, Arthur e William - usaram peças recuperadas para montar três bicicletas motorizadas no quintal dos Davidson em Milwaukee, não sabiam que estavam fazendo história. Em 1907, entretanto, as Harleys estavam sendo usadas em todo o país pela polícia; e nas duas guerras mundiais foram usadas como motocicletas de patrulha e veículos para mensageiros. No auge da popularidade das motocicletas, na década de 40 mais de 150 empresas americanas fabricavam motos. Entretanto o nome Harley-Davidson era associado à alta qualidade, e em 1953 a HD era o único fabricante de motocicletas que sobrevivera nos EUA.
Porém, na década de 70 esse líder estava enfrentando a falência enquanto perdia cada vez mais vendas para as motos estrangeiras importadas. O que tinha acontecido? Um problema era a contabilidade. Para manter uma Harley em boas condições de funcionamento, os proprietários tinham de saber como consertar suas máquinas — freqüentemente na estrada. À medida que a vida nos EUA ficava mais agitada, a maioria dos americanos não tinha tempo, habilidade ou desejo de consertar suas motos, de modo que muitas vendas eram perdidas para as motos japonesas e alemãs, mais confiáveis. Um segundo problema era a imagem arranhada da Harley. A geração baby-boom envelhecendo tinha renda pessoal disponível, mas não estava inclinada a gastá-la num produto que era associado às gangues de motoqueiros dos Hell’s Angels. Como a Harley poderia superar esses problemas? Essa era a questão que se apresentava ao presidente Vaughan L. Beals, Jr. e a um grupo de executivos sênior que tinham usado um LBO para comprar a Harley-Davidson da AMF em 1981.
Os executivos da Harley iniciaram seu exame de consciência da corporation analisando o modo como as empresas japonesas projetavam. fabricavam e comercializavam motocicletas. De acordo com Thomas Gelb, vice-presidente sênior, a HD