HARLEY DAVIDSON: O LEGADO
Flávia Moraes flavi.dsg@gmail.com Design e Sociedade – Júlio Cezar Colbeich dos Santos
Resumo
O seguinte artigo tem como objetivo relatar a história e evolução da Harley Davidson, os motivos que fazem dessa marca possuir o diferencial, a história, o desejo de consumo e a criação de um estilo de vida, publico alvo, status, experiências, bem como fazer uma analise da importância do design em suas motocicletas, assim, mostrado seu legado que perdura até os dias atuais.
Palavras chave: HD. Status. Poder. Estilo de Vida. Experiência. Design.
Introdução
As primeiras motos, nada mais eram que bicicletas equipadas com motor a vapor e definitivamente adaptadas em 1920, quando o motor passou a ser a gasolina
(VIAGEMDEMOTO,2013).
Segundo site oficial (HARLEYDAVIDSON,2013), em meados de 1901, Arthur
Davidson e seu amigo Willian Harley, iniciaram a criação de bicicletas motorizadas, antes mesmo da fabrica ser fundada. Ao longo de seus 110 anos, a HD passou por varias épocas vitoriosas e outras em que sua marca quase foi extinta.
O objetivo da Harley Davidson é projetar motocicletas adaptadas para longas viagens, proporcionando uma melhor comodidade com seu design robusto (figura 1), ao contrario das motos esportivas produzidas para corridas fechadas de altas velocidades e percursos curtos, como pode ser visualizado na figura 2.
Figura 1 – Motocicleta Harley Davidson – Electra Glide
Fonte: blog (MOTOTURISMO.COM.2013)
Figura 2 – Motocicleta MV.AGUSTA.F4
Fonte: site (SPAZIO.LIBERO.IT.2013)
A HD é caracterizada por possuir um estilo de vida. As pessoas que, buscam ou possuem este tipo de motocicleta, são guiadas pelo desejo de viver no limite, são movidas pelo rock e longas viagens. Esta devoção pela liberdade torna comum a realização de eventos em que pessoas de todo país, se encontram, com objetivo de viajar em grupo, tornando uma experiência única. Este é o estilo Harley Davidson.
História
Segundo Borràs