Historia harley davidson
Harley-Davidson é uma importante empresa norte-americana, sendo considerada atualmente uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo. A empresa, que hoje possui três grandes fábricas nos Estados Unidos, emprega diretamente cerca de nove mil trabalhadores. O seu faturamento em 2011 foi de US$ 172 milhões de dólares, ou US$ 0,75 por ação, o que representou uma alta anual de 44,2% referente a 2010. Em 2012, a Harley-Davidson produziu 1.352 motos no mercado brasileiro, obtendo 0,27 do mercado. Em todo o mundo, foram vendidas 59,6 mil novas motocicletas no primeiro trimestre de 2012. Só nos Estados Unidos foram 39,8 mil modelos vendidos. O mercado brasileiro segue em alta e representou 2,3% de todas as motocicletas vendidas. São números expressivos, que escondem um início modesto e repleto de desafios.
A empresa começou a produção de seus produtos em sua nova fabrica, localizada no município de Manaus (AM), que está substituindo outra unidade instalada há 13 anos também na capital amazonense. A marca iniciou oficialmente no Brasil como montadora em 2011, com a instalação de dez concessionárias e mais de 4,3 mil unidades vendidas no mesmo ano. Está iniciativa nasceu após romper com o Grupo Izzo, que era seu representante exclusivo no país. A fabricante tinha um contrato com a revendedora que teria o prazo até 2015, mas foi feito um acordo em sigilo para que terminasse a parceria antes do combinado.
A estratégia de fidelização da marca Harley Davidson na perspectiva do cliente é relevante, pois a necessidade da implementação de estratégias de fidelização é essencial para as organizações e a empresa Harley Davidson é referência de marketing de relacionamento bem aplicado.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 Apresentação da empresa
Em 1903 numa pacata cidade de um estado americano de Wisconsin, em Milwaukee, dois jovens, resolvem instalar um motor num quadro de bicicleta, com a intenção de se locomover mais rapidamente e mais