Hanseníase
Introdução
A hemoglobina é um pigmento que dá cor vermelha ao sangue. É responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. O nível normal de hemoglobina é de 14-17 g/dl em homens, 10,8-16 g/dl em mulheres e em recém-nascidos é de 17-24 g/dl. Quando suas concentrações estão baixas, pode-se suspeitar de uma anemia.
Função
Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
Estrutura
A hemoglobina é um tetrâmero composto de dois tipos de cadeias de globina, a alfa e a beta. Cada uma dessas cadeias contém cerca de 141 aminoácidos. Existem quatro grupos heme por proteína; estes possuem um íon de ferro no seu centro, que liga a molécula de O2. A ligação e a liberação do oxigênio são reguladas por mudanças na estrutura provocadas pela própria ligação do oxigênio ao grupo heme.
Tipos de hemoglobinas
Encontra-se em pessoas normais três tipos de hemoglobina: A1, A2 e F (fetal).
Hemoglobina A1
A hemoglobina A1, também chamada de hemoglobina do adulto ou hemoglobina normal, representa aproximadamente 97% da hemoglobina sintetizada no adulto, formada por duas globinas alfa e duas globinas beta.
Hemoglobina A2
A hemoglobina A2 representa no adulto 2,4% e no feto menos de 0,5% da hemoglobina total. É formada por duas correntes de globinas alfa e duas correntes de globinas delta, que aumenta de forma importante na beta-talasemia, ao não poder sintetizar globinas beta.
Hemoglobina F (Fetal)
A hemoglobina fetal, também conhecida como hemoglobina F, é a hemoglobina normal do feto que, em sua maior parte se degrada nos primeiros dias de vida, sendo substituída pela hemoglobina A.
Durante toda sua vida, uma pessoa normal produz pequenas quantidades de hemoglobina F.
Distribuição do Oxigênio
A distribuição é