Repulblica Velha

1047 palavras 5 páginas
Colégio estadual José Alves de Assis

A República Velha

Alunos: Agostinho Neto, Daniel, Eduardo Oliveira e Matheus Silva.
Aparecida de Goiânia, 11 de março de 2014.

Objetivos: Esse trabalho e de orientação e exigência do Professor Daniel da disciplina de Historia, e com intuito de ganharmos mais informações sobre o nosso País.
Essa pesquisa foi realizada na casa de um dos integrantes do grupo, usamos como ferramenta de pesquisa a Internet , dividimos o trabalho , e fizemos tudo em 3 horas.

República Velha (1889-1930)

- Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. A monarquia é derrubada. - Marechal Deodoro da Fonseca assume como primeiro presidente da República. - Poder econômico e político nas mãos das oligarquias paulista e mineira. - Após a renúncia de Deodoro em 1891, assume a presidência outro militar: Floriano Peixoto. - Primeira Constituição Republicana Brasileira é promulgada em 1891: voto aberto, presidencialismo, manutenção de interesses das elites agrárias, exclusão das mulheres e dos analfabetos do direito de voto. - Política do Café-com-Leite: alternância no poder de presidentes mineiros e paulistas. - Região Sudeste é privilegiada nos investimentos federais, principalmente os setores agrícola e pecuário. - O café é o principal produto brasileiro de exportação. - Aumento da imigração europeia (italiana, alemã, espanhola) para servir de mão-de-obra nas lavouras de café do interior paulista.

República das Oligarquias
O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada. Contavam com o apoio da elite agrária do país.
Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do

Relacionados

  • velha repulblica
    591 palavras | 3 páginas
  • Trabalho sobre o livro 18 BRUMARIO
    3776 palavras | 16 páginas
  • Teologia e Reflexões
    48642 palavras | 195 páginas