Hanseníase
HANSENÍASE
BAHIA
2013
ALUNAS:
REIJASE SILVA BARBOSA
MARAISE P DA SILVA
SIMARE MARQUE DE OLIVEIRA
YOLANDA PRATA DOS SANTOS
LEILA S. B. TELES
HANSENÍASE
TRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE
PROF. .......................................
SALVADOR
2013
INTRODUÇÃO
O bacilo de Hansen também conhecido com lepra, é uma doença infectocontagiosa conhecida desde os primórdios (primeiros tempos). Conhecida pelos gregos 500 anos A.C. e denominada hanseníase com o intuito de retirar do doente e de sua família o estigma da palavra lepra, eivado de tradições e crendices de muitos séculos. Existem três tipos:
Formas de Hanseníase
As variadas formas de hanseníase estão relacionadas com as condições imunológicas do paciente, onde a resposta imune é responsável pelas distintas denominações.
1) Tipos lepromatoso: com o aparecimento de másculas sobre a pele e nódulos infiltrados de tecido subcutâneo nos quais pulula o bacilo de Hansen.
2) Tipo tuberculóide: também caracterizado por másculas e infiltrações e onde se põe em evidência o grão lúpico por vitropressão mas cujas lesões não encerram bacilos.
3) Tipo hanseníase nervosa: caracteriza por neurites e polineurites acarretada de atrofias musculares e ulcerações, mas as lesões cutâneas assumem menor importância que as formas precedentes.
Em geral, os sintomas da hanseníase são:
Manchas, nódulos e alterações da sensibilidade térmica e dolorosa no local.
Pequenas atrofias musculares e corrimentos nasais, podendo acompanhar os demais sintomas como: mutilações e preconceitos e descrições.
HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença infecciosa provocada por um bacilo álcool-ácido-resistente, descoberto pelo médico e botânico norueguês Armauer Gerhard Henrvk Hansen (1841-1912), em 1874. Pelo simples exame a fresco, Hansen demonstrou nas chamadas