cst em gestão ambiental
Segundo a fonte energética utilizada:
- Á combustível (Óleo, Gás, carvão, biomassa)
- Elétricas;
- Nuclear
Passo 2 :
Renovável : Biomassa
Não renovável: óleo combustível
Passo 3 :
(Biomassa)
Classificação:
No Brasil, como no resto do mundo, o uso da biomassa como fonte renovável de energia, vem através do uso de restos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais (como no caso do porco), álcool e outras fontes primárias de energia. No país cerca de 30% das necessidades energéticas é suprido pela biomassa sob forma de lenha para queima de cerâmicas, carvão vegetal para redução de ferro gusa em fornos das siderúrgicas e combustível sustentável para fabricas de cimento no nordeste. poder calórico:
Informações relevantes:
O uso da biomassa no país auxilia na redução de desastres causados pelo desmatamento de recursos naturais, além de contribuir com o aumento da economia, geração de emprego e renda.
(Óleo combustível)
Classificação:
Os óleos combustíveis são produzidos a partir de petróleos das mais diversas origens mundiais, apresentando variações consideráveis em suas características. Além dos requisitos especiais de qualidade, o consumidor deverá usar um óleo combustível que proporcione uma economia maior na fábrica e, portanto, mudando para tipos mais viscosos e mais baratos. A dimensão, arranjo e característica do processo da fábrica podem, todavia, restringir a viscosidade do combustível a ser queimado com eficiência porque os combustíveis mais viscosos necessitam de níveis de temperaturas superiores, maiores investimentos em equipamentos de aquecimento e apresentam maiores custos operacionais.
Poder calorífico:
Poder calorífico é a quantidade de calor produzida pela combustão completa de uma unidade de massa do combustível, sendo expresso normalmente dm kcal/kg. O calor liberado pela combustão de uma unidade de massa de um combustível numa bomba de volume constante, com toda água