Responsabilidade Social
Em todo o mundo, principalmente a partir do século XX, ocorreram diversas mudanças (sejam elas politicas socioculturais, ambientais, etc.), e uma dessas mudanças foi no conceito de que todas as entidades presentes na sociedade têm de zelar pelo ambiente em que esta situada, passando de um dever da união para uma responsabilidade comum a todos. Devido ao fato do governo não conseguir suprir todas as necessidades da população, o fenômeno da exclusão social foi se intensificando com o passar do tempo (lesando principalmente das pessoas de baixa renda que dependiam mais dos equipamentos públicos) e neste contexto surge então o conceito de responsabilidade social.
As empresas começaram a se preocupar com o ambiente em que estão situadas a apenas a partir dos anos 80 (apesar de haver estudos muito posteriores), passando a compreender melhor questões socioambientais e investir em bem estar social, passando a diminuir impactos dessa deficiência governamental pelo menos em seu ambiente interno (seus colaboradores). Apesar de já haver estudos e ter empresas que começaram a investir na sociedade, ainda eram poucas empresas que “compraram” essa ideia. Com a virada do milênio, outros fatores também começaram a entrar em pauta, assim como impactos ambientais, concentração econômica, e desigualdade social. Com esses problemas sociais que não podem ser ignorados, umas das alternativas mais populares para amenizar esses impactos foram os ideais de Responsabilidade Social.
Mas o que é responsabilidade social? Segundo o portal da empresa do governo de Portugal, responsabilidade social no âmbito empresarial é “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interação com todas as partes interessadas”. Sendo assim, são ações da empresa que teriam como intuito contribuir positivamente para a sociedade de forma totalmente voluntaria. Cada vez mais empresas se conscientizam do seu