Hanseniase
Hanseniase
Mycobacterium leprae: Causador da hanseniase
Considerada a doença mais antiga do mundo.
São aeróbios restritos imóveis não formadores de esporos. (Disse que cobra muito em prova). Apresenta baixa infectividade dependente da resposta imune do paciente, sendo um parasita intracelular obrigatório de macrófagos e das células de schwann (Produz bainha de mielina SNP).
A destruição da bainha de mielina leva a disfunção de nervos (Geralmente são periféricos). e consequentemente a perda do tato. Normalmente nervos periféricos. O individuo vai perder o tato, passa a ter maior chance de se machucar, pois não sente dor. Esses traumas podem levar a uma infecção secundária bacteriana e portanto ocorre a perda dos dedos.
Assim como o Mycobacterium tuberculosi vai apresentar um crescimento extremamente lento, e esse será responsável pelas recaídas de infecção e tratamento prolongado.
Muito importante que eles não crescem e meio de cultura.
Conotação pejorativa = Leprosos
Correto = Infectados pelo Mycobacterium leprae
O período de incubação da doença varia de 2 a 10 anos, e existem relatos de 20 anos. (Tempo que demora para aparecerem os sintomas). Esse é o motivo para a baixa incidência da doença em crianças. Locais que apresentam muitas crianças com lepra são considerados de alta endemicidade e que rapidamente é acionado o MS e a OMS para estudo e avaliação. Crianças vão apresentar sinais dermatológicos e neurológicos que vão facilitar o diagnóstico. 90% do diagnóstico é clinico. Atinge todas a faixas etárias. Apesar de possuir cura mutila e deforma os doentes, quando o tratamento é tardio. Com diagnóstico precoce os doentes não vão apresentar tais deformidades. Essas deformidades são principalmente nas extremidades do corpo como dedos das mãos, orelhas, nariz, nos joelhos e nas costas, isso ocorre, pois o parasite possui tropismo para temperaturas abaixo da temperatura corporal, e esses locais apresentam uma grande perda de temperatura,