Hanseniase
TRATAMENTO DA HANSENÍASE
Turma: 5VA Natal 2013 HANSENÍASE
Hanseníase , é infecção granulomatosa crônica infectocontagiosa que afeta principalmente pele e nervos periféricos,doença de amplo espectro clínico e imunopatológico ,suas apresentações clinicas estão correlacionados com padrões imunológicos distintos variando de uma vigorosa resposta imune , resposta imune mediada por células do M .LEPRAE, bactéria que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, podendo se multiplicar.O M.leprae tem alta infectividade e baixa patogenicidade,.
MODO DE TRANSMISSÃO
O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. O contágio dá-se através de uma pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen, não tratada, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas susceptíveis. Mas nem todas as pessoas que entram em contato o bacilo de Hansen, contraem a doença a bactéria penetra com facilidade. Mas é eliminada se o indivíduo tiver algum grau de resistência.
Classificação:
Pode ser classificada de acordo com suas manifestações clinicas e o resultado da Baciloscopia. Dentre as pessoas que adoecem, algumas apresentam resistência ao bacilo, constituindo os casos Paucibacilares (PB), que abrigam um pequeno número de bacilos no organismo, insuficiente para infectar outras pessoas. Os casos Paucibacilares, portanto não são considerados importantes fontes de transmissão da doença devido à sua baixa carga bacilar. Algumas