BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE BASES TEÓRICAS SORE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM AS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
JOICE APARECIDA MACIEL ¹
MARIA APARECIDA R. GONZAGA ²
O presente trabalho de observação foi desenvolvido com alunos de Pré 2 ao 5° ano, com idades entre 4 e 11 anos, no Colégio Regina Pacis situado na cidade de Sinop-MT.
O objetivo nessa observação é o desenvolvimento de brincadeiras entre as crianças durante o horário recreativo, entre as 09h15min às 09h30min.
A observação de crianças em momentos de brincar requer planejamento, para definir comportamentos observados, e sistematização, que auxilia na organização e no procedimento do material como registros do trabalho em campo e citações bibliográficas.
Palavras-chave: Brincadeiras Infantis, Desenvolvimento Infantil, Vygotsky, Bolsanello.
¹ Acadêmica de Psicologia pela Universidade De Cuiabá, Aeroporto - Sinop/MT.
² Psicopedagoga formada pela UniFlor
“A brincadeira no contexto escolar é uma técnica que auxilia professores a estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças” (VYGOTSKY, 1991).
“A brincadeira é a linguagem das crianças. Através delas pode-se aprender a interação social, trabalhar a atenção, seqüências , habilidades, solucionar problemas, explorar sentimentos, desenvolver causa e efeito, estimular a criatividade” . *
*http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2011/01/o-brincar-como-auxilio-no-comportamento.html
Muito se fala do aprendizado e desenvolvimento da criança, pouco se sabe sobre isso. Há apenas um conhecimento comum e generalizado e pouco científico. O aprendizado é a capacidade de conhecimento em vários aspectos, é o pensar especializado em vários assuntos. Nossa atenção e foco não se alteram. Ao contrário, com aprendizado somos capazes de nos focar em diversos assuntos sem perder a atenção.
“O desenvolvimento da consciência é o desenvolvimento de um