vícios posturais
A causa do vício postural é simples, má postura é decorrente de um cansaço muscular prolongado: por exemplo, ao passar tempo demais em pé, sentado, ou mesmo dormindo sem manter a espinha dorsal na posição correta. Quando se é sedentário, a tendência é o corpo ficar descansado. E quando você exige muito dele, o corpo vai responder dessa forma, não se adequando às suas necessidades.
Corrigindo o problema
Para não comprometer a saúde das costas e de outros órgãos, é aconselhável, sem dúvidas, exercitar-se. Quando você faz um exercício físico prepara melhor o corpo para receber suas atividades, outro conselho é perder peso. A redução de peso já contribui para a melhora das dores, porque está se tirando um peso da estrutura do corpo. Todavia, ambas as atividades devem ser orientadas por um fisioterapeuta ou médico. Andar sem orientação, por exemplo, causa aumento de pressão e piora casos de artrose.
Os cuidados para evitar a má postura e suas conseqüências começam desde o nascimento. As fisioterapeutas contam que a mãe deve amamentar nos dois seios para movimentar a cabeça da criança. Não se deve acomodá-la no berço em somente uma posição, e periodicamente, mudar os brinquedos de lugar, que ajuda o bebê a movimentar-se, melhorando a flexibilidade.
Os velhos conselhos sobre correção de postura para crianças continuam válidos. Atenção ao sentar e andar, coluna sempre alinhada. Os médicos recomendam aos pais para verificarem sempre o peso das mochilas que seus filhos carregam e a condição das cadeiras em que eles estão sentando na