hans jonas
ÉTICA E RESPONSABILIDADE: O OUTRO E AS GERAÇÕES FUTURAS COMO CRITÉRIOS PARA TOMADA DE DECISÃO
Exercício avaliativo – aulas 7 e 8
(Salve este arquivo em seu computador com o título “Meu_Nome_Sobrenome.doc” no seu computador e, após, poste sua resposta no Webfólio, na pasta “Exercício avaliativo das aulas 7 e 8”)
Estudante:
Este instrumento compreende 1,0 ponto na nota final da disciplina. As questões de 1 a 4 correspondem a 0,15 ponto cada e a questão 5 corresponde a 0,4 ponto.
Questão 1
No documentário Lixo extraordinário, de 2010, o artista Vik Muniz vai ao encontro daqueles que vivem no aterro do Jardim Gramacho para conhecer suas histórias. Entre eles há um catador, senhor Valter. No início da conversa, Valter pergunta a Muniz o que ele quer ali no aterro de Jardim Gramacho. Dentre as proposições que seguem, identifique aquela (uma única alternativa) que expressa coerentemente o diálogo no documentário e sua relação possível com a ética da alteridade.
[ ]
A resposta de Muniz – "O motivo pelo qual vocês catadores não são reconhecidos como importantes na sociedade é porque vocês não se dão valor" – permite perceber que o artista sente-se na obrigação de conscientizar aquelas pessoas de que eles devem buscar por si mesmos o reconhecimento na sociedade. Da mesma forma, para a ética da alteridade, é preciso lutar para conquistar o reconhecimento frente ao outro.
[ x ]
A resposta de Muniz – "O catador, como o lixo que está aqui, é uma pessoa que ninguém conhece" – permite uma relação com a ética da alteridade, pois o artista quer, pela arte, dar rosto e voz àqueles que ficam invisíveis para a sociedade.
[ ]
A resposta de Muniz – "O motivo pelo qual vocês catadores não são reconhecidos como importantes na sociedade é porque vocês não se dão valor" – aponta para uma impossibilidade de aproximação entre a ética da alteridade e a atitude tomada pelo artista no documentário.
[ ]
A resposta de Muniz – "O catador, como o