EXERCICIOS PARA GRAVIDAS
Importante lembrar que Algumas mulheres precisam de mais cuidados para fazer exercícios. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer atividade se você:
Teve alguma ameaça de aborto espontâneo
Teve um bebê prematuro no passado
Sabe que corre risco de um parto prematuro desta vez
Sabe que sua placenta está baixa
Teve sangramento forte
Teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril
Tem alguma doença pré-existente
Tem pressão alta
Sabe que vai ter mais de um bebê
Normalmente as mulheres que não hábito de se exercitar e são sedentárias quando engravidam tem grandes desafios em adquirir uma vida ativa caso ache necessário para si e para sua gestação e principalmente para a saúde do bebê, A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Dentre eles, está a diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.
Os exercícios físicos são muito importantes durante essa fase, porém, é recomendável que a gestante tome alguns cuidados. Ao “praticar atividades físicas, devem-se usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar”. Para a especialista, as melhores atividades são feitas na água, como natação e hidroginástica, pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. Ioga também é uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade. Ao escolher o tipo e a intensidade dos exercícios, a gestante deverá ter a liberação do médico e o auxílio de um profissional da área, pois as atividades variam de acordo com o período da gestação. A pessoa que nunca praticou exercícios físicos deve iniciar com atividades de baixo risco, como caminhadas, natação e hidroginástica leve. Já quem está habituada