Handebol, Ginásticas e Lutas
O Sistema defensivo do Handebol tem como objetivo lógico não deixar que o ataque da equipe adversária penetre a linha de marcadores e marque gol. O sistema defensivo pode ser:
- Individual: Marcação individual homem a homem que abrange toda quadra do jogo, porém pode ser aplicada em meia quadra ou próxima da área.
- Marcação por Zona: cada jogador defende em determinado espaço.
- Marcação Mista: sistema defensivo complexo, pois ele é a combinação dos sistemas citados acima, não deixa o adversário executar suas ações no ataque.
Existem vários sistemas defensivos (táticos) no Handebol, porém o mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos seis metros. Este sistema serve de base para todos os demais. Cada defensor é responsável por uma determinada área na zona de defesa.
A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha de seis metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais a frente do que os outros.
O sistema defensivo 4:2 é utilizado contra equipes com dois especialistas de arremesso de meia- distância, cujos jogadores de seis metros são de pouca técnica. Quatro jogadores ocupam a zona dos seis metros e dois jogadores colocam-se na zona dos nove metros.
Para diferenciar dos outros sistemas por zona, o sistema 3:2:1 tem três linhas defensivas. O defensor lateral direito, esquerdo e central formam a primeira linha defensiva junto à área dos seis metros. O defensor lateral direito e esquerdo formam a segunda linha de defesa, que se situa a cerca de dois passos a frente da linha de seis metros. O defensor avançado forma a terceira linha defensiva, na linha dos nove metros.
O sistema defensivo 3:3 conta com três jogadores atuando à frente da área do tiro livre, e três infiltradores (pivôs) dentro da área, colocados equidistantes próximos a linha da área do goleiro. É um dos sistemas