Hande
ARTIGOS ORIGINAIS
RELAÇÃO ENTRE EFICÁCIA DEFENSIVA E ELEMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS
DO HANDEBOL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES
RELATIONSHIP BETWEEN THE DEFENSIVE EFFICACY AND THE TECHNICAL-TACTICAL
ELEMENTS OF HANDBALL FROM THE SPEECHES OF EXPERIENCED COACHES
Rafael Pombo Menezes*
Heloisa Helena Baldy dos Reis**
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais elementos técnico-táticos defensivos (individuais e coletivos) do handebol relacionados com a eficácia defensiva. Para isso, foram entrevistados quatro treinadores experientes (tempo médio de atuação de 23,5 ± 7 anos), com importante destaque no cenário nacional. A partir da aplicação de um instrumento de entrevista semiestruturada, foram coletados os discursos desses. Os discursos foram tabulados, analisados e interpretados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os elementos técnico-táticos defensivos individuais revelados pelos treinadores como relevantes para a eficácia defensiva foram: cobertura, marcação, flutuação, dissuasão, bloqueio e os deslocamentos velozes dos defensores. Já os elementos técnico-táticos defensivos coletivos apontados pelos treinadores foram: basculação, dobra, deslizamento, contrabloqueio e troca de marcação. Ambas as categorias de elementos sugerem, para os treinadores, a resolução de tarefas de forma específica, mantendo um balanço defensivo em profundidade e largura.
Palavras-chave: Pedagogia do esporte. Esportes coletivos. Handebol.
INTRODUÇÃO
Compreender a dinâmica do handebol enquanto esporte de invasão, cooperação e oposição não é uma tarefa simples como parece.
Assim como nos demais jogos esportivos coletivos (JEC), o handebol apresenta um cenário técnico-tático extremamente complexo e dinâmico, principalmente devido às relações de oposição e cooperação entre os jogadores das equipes (GARGANTA, 1998; MENEZES;
REIS, 2010).
As alterações no cenário técnico-tático do jogo ocorrem mediante os