Ciclo Expressionismo Alemao
20DomingoJan 2013
Posted by jc in Expressionismo Alemão
≈ 4 Comentários
Etiquetas
Cinema,Expressionismo,Weimar
No período entre a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, surgiu na Alemanha um tipo de cinema que ficou conhecido como “Expressionista”. Tal como o movimento da pintura e teatro que o inspiravam, definia-se pelo ênfase na alma e sofrimento humanos, ao mesmo tempo que visualmente apresentava uma constante distorção da realidade.
Pelos temas trazidos, e pelas inovações que dele resultaram na forma de filmar, usar luz e sombra e planear toda a cenografia para obter efeitos dramáticos visíveis, esta escola influenciou todo o cinema que se seguiu.
No ciclo que se iniciará amanhã, apresentarei 13 dos filmes mais significativos do período, e que muito prazer me deu ver. Espero com ele conseguir motivar mais pessoas a descobrir este cinema com quase cem anos.
O Expressionismo Alemão página 2: apêndices >> página 3: a lista de filmes >>
Introdução
Recordo o dia em que vi pela primeira vez o filme “O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene. Foi para mim uma revelação, uma surpresa pelo modo como soluções estéticas tão radicais podem ser tão eficazes numa narrativa, no expressar de sentimentos e na criação de ambientes. O mesmo eu viria a sentir poucos dias depois, quando vi “Metrópolis” de Fritz Lang. Fascinado com esse tipo de linguagem, percebi que era aquilo a que os críticos chamavam o cinema expressionista alemão. Se não levei muito tempo até ver, o tantas vezes citado, “Nosferatu” de F. W. Murnau, não foi tão fácil encontrar mais exemplos deste tipo de cinema, tendo eu que esperar alguns anos até eles serem mais facilmente disponibilizados. Por ter recentemente redescoberto o meu interesse pelo género, propus-me rever aqueles filmes e ver pela primeira vez muitos outros, que constituem este ciclo dedicado a uma forma bem peculiar de narrar, provinda da Alemanha do período entre as duas guerras.
Nota: Por uma questão de