tribos urbanas
Tribos urbanas é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas a ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas. Este tipo de afinidade entre jovens é mais comum nos grandes centros urbanos sendo, por esse motivo, os seus grupos designados como tribos urbanas.
Principais tipos:
1. Skater’s
Origem: surgiu no início da década de 1960 na Califórnia
Estilo: geralmente usam roupas bastante largas, de cores neutras. No entanto, o símbolo mais visível nos skaters é o skate, este objeto na maior parte das vezes é personalizado por cada um dos seus proprietários, sendo pintados de cores variadas, autocolantes e com os motivos mais apreciados por cada um.
É bom lembrar que os skaters são divididos em três subtribos:
• O grafiter gosta de personalizar as suas próprias roupas e prefere um tamanho mais justo.
• O hip-hop adere de forma nítida ao visual tamanho XL, por vezes sobrepõe roupas largas, sendo também caracterizado por calças igualmente grandes. Usam poucos acessórios, o típico mp3 e headphones são de certa forma indispensável.
• O básico: Para os homens, a presença de bonés e calças largas é indispensável, os boxers à mostra e os cabelos levemente despenteados também é uma característica marcante nos.
2. Betos
Origem: EUA.
Estilo Musical: Música electrónica.
Aparência: Usam sempre as últimas tendências da moda.
Características: São, normalmente, ricos e os que não o são fingem ser.
A sua prioridade é a aparência. Costumam ser “bonitos” e invejados.
Têm boas notas na escola. Não confraternizam com outras pessoas diferentes (que não usem roupas de marca, etc.) apesar de serem muito sociáveis. São chamados, também, de populares nas escolas.
3. Emos
Emo o termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington que compunham num lirismo