Hamlet e william shakespeare, sob um ponto de vista.
Hamlet e William Shakespeare,sob um ponto de vista. Resumo:O objetivo desde artigo é dar uma visão sob o Clássico autor William Shakespeare.Além de discutir,sem a intenção de esgotar as possibilidades,alguns aspectos de sua obra mais complexa: Halmet ,O Príncipe da Dinamarca.
Orientador:Prof.David José.
MATINHOS
2012
Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral
Rua Jaguariaíva, 512 - Matinhos/ PR – CEP 83260-000 – Tel. (41) 3511-8300 www.litoral.ufpr.b “Hamlet” de William Shakespeare.
O autor e sua obra A obra de William Shakespeare é contemporânea , mesmo tendo sido escrita na passagem do século XVI para o XVII.Atual e com uma complexidade de sentimentos,assim como a humanidade.O bem da comunidade é o primeiro referencial de todas as obras teatrais shakespeareanas, e não aparece em sua produção nenhum tipo de preconceito ou julgamento mesquinho.Sem jamais voltar-se para lições de moral,o dramaturgo deixa bem claro que o homem é sempre responsável por suas ações e que toda ação tem consequência.Os temas favoritos do talentoso Shakespeare aparecem em todas as suas obras:aparência e realidade,justiça e misericórdia,bom e mau governo,verdade do amor e valor da amizade,covardia e traição,egoísmo e generosidade.Em Hamlet, nossa obra escolhida, o autor expõe temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade. Podemos nos perguntar como uma obra escrita a quase quinhentos anos continua tão viva e sendo tão estudada.A especialista e tradutora Barbara Heliodora sugere uma resposta ao afirmar a capacidade de Shakespeare de “investigar e compreender a fundo os processos do ser humano, tanto na sua condição de indivíduo como de integrante de um grupo social”(HELIODORA,2008). Ao todo o escritor criou mais de oitocentos personagens (em Hamlet são mais de trinta)e usou 29 mil palavras,o