Halófilos e psicrófilos
Halophiles são organismos que prosperam em condições extremas, como em concentrações muito elevadas de sal. Embora o termo seja usado mais frequentemente para halófilas classificados no domínio Archaea, há também bactérias halófilas e alguns Eucariotos, tais como a alga Dunaliella salina.
Algumas espécies conhecidas emitem uma cor vermelha a partir de compostos carotenoides. Tais
Espécies contem o pigmento fotossintético bacteriorrodopsina. Halófilos são categorizados como leve, moderados ou extremos pelo seu grau de halotolerância (tolerância à salinidade). Elas são encontradas em qualquer lugar com concentração de sal cinco vezes maior que a do oceano. Como o Great Salt Lake, em Utah, Owens Lake, na Califórnia, Mar Morto, e em lagoas de evaporação.
--> Dunaliella salina
É um tipo de halophiles, micro-alga verde. Conhecida por sua atividade antioxidante por causa da sua capacidade de criar grandes quantidades de carotenoides, é usada em produtos cosméticos e suplementos dietéticos.
Poucos organismos tem capacidade de sobreviver em condições de salidade elevada. Para sobreviver estes organismos têm altas concentrações de β-caroteno para se proteger da luz intensa e altas concentrações de glicerol para se proteger da pressão osmótica.
Apesar da baixa viabilidade econômica, há pesquisas envolvendo a Dunaliella salina para a produção comercial de glicerol, já que se mostrou possível a exploração da micro-alga na intenção de obter esse composto.
MICRORGANISMOS PSICRÓFILOS (Psychrophiles)
Psychrophiles são microrganismos que vivem e crescem melhor a temperaturas que são cerca de -10 a 20 ° C (14-68 ° F). Psicrófilos são encontrados principalmente nos oceanos Ártico e Antártico, que permanece congelado a maior parte do ano. O alimento que é necessário para psychrophiles está situado nas geleiras congeladas e na água do mar, mas flui em córregos minúsculos entre fendas e camadas de gelo. Psychrophiles também se