Alicia fernandez
Esta relação é permeada por alguns fatores que, quando postos em jogo, proporcionam o aprendizado. São eles: "seu organismo individual herdado, seu corpo construído especularmente, sua inteligência auto-construída interacionalmente e a arquitetura do desejo, desejo que é sempre desejo do desejo de Outro".
Para se compreender a questão ‘como é que se aprende’, é necessário ter em mente que a presença do ensinante** e do aprendente*** é fundamental, e o vínculo que se estabelece entre ambos é essencial.
Segundo Sara Paín, psicopedagoga argentina que muito influenciou Alicia Fernàndez: “A aprendizagem é um processo que permite a transmissão do conhecimento de um outro que sabe a um sujeito que vai chegar a ser sujeito, exatamente através da aprendizagem”.
O ensinante** pode transformar o ensinar em conhecimento, através de quatro instâncias de elaboração (orgânica, corporal, intelectual e desejante) e somente ao integrar-se ao saber, o conhecimento é aprendido e pode ser utilizado.
O sujeito da aprendizagem possui um saber que o sustenta.
Um saber que é produto de sua busca pelo conhecimento, pelo aprender.
O processo da aprendizagem acontecerá mediante a articulação de quatro instâncias: desejo, inteligência, organismo e corpo. Estas quatro instâncias constituem o sujeito aprendente***, que por sua vez se constroem ou se instalam através de uma inter-relação constante e permanente com o meio familiar e social.
Enfim, Alicia Fernàndez nos trouxe uma dimensão humana para a concepção de sujeito da aprendizagem em que o cuidado ao tratar de tal questão se torna evidente até na escolha dos termos que caracterizam