Microorganismos
Microorganismo anaeróbio: São os microorganismos que não requerem ar ou oxigênio livre para manter a vida; aqueles que vivem somente na total ausência do oxigênio livre são os anaeróbios estritos ou obrigatórios.
Microorganismo anaeróbio facultativo: São os microorganismos que vivem tanto na ausência de oxigênio, quanto na presença de oxigênio livre.
Microorganismo halófilo/halofílico: “Organismo que necessita altas concentrações salinas para seu desenvolvimento" (Batalha, 1987). "Plantas que têm preferência por ambientes salinos: algas marinhas, vegetação dos mangues, vegetação das áreas arenosas marítimas" (Souza, 1973).
Microrganismo mesófilo/mesofílico: É quando o organismo tem uma temperatura ótima compreendida entre 20°C e 45°C, sendo que a grande maioria dos microorganismos são mesófilos, incluindo os patógenos.
Microrganismo microaerófilo/microaerofílico: São organismos que crescem em meios com quantidade de oxigênio muito pequenos e em meios com quantidades de oxigênio normal não conseguem crescer.
-Microrganismo neutrófilo/neutrofílico:
Microrganismo psicrófilo/psicrofílico: São aqueles que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C.
Microrganismo psicrotrófico: São aqueles que têm capacidade de se desenvolver entre 0°C e 7°C. Uma vez que a velocidade de multiplicação nem sempre é a mesma para todos os psicrotróficos, duas novas categorias de classificação foram propostas: europsicrotrófico, referente aos que não formam colônias visíveis até o 6° - 10° dia entre 0°C e 7°C e o estenopsicrotrófico, referente aos que formam colônias visíveis em cinco dias nessa faixa de temperatura.
Microrganismo termófilo/termofílico: São aqueles que têm temperatura ótima de multiplicação entre 45°C e 65°C, mínima de 35°C e 45°C, e máxima entre 60°C e 90°C.
Referências:
http://www.redeambiente.org.br/dicionario.asp?