Haletos orgânicos
Propriedades
Os haletos orgânicos podem ser formados pela halogenação de alcanos, alcenos e alcinos. Os haletos participam de muitas reações como de substituição, eliminação, hidrólise, com aminas e amônia, sais orgânicos, entre outras.
Nomenclatura
A nomenclatura oficial desses compostos segue a seguinte regra abaixo:
De acordo com a IUPAC, os halogênios são considerados uma ramificação que está ligada à cadeia principal.
Uso no dia a dia
Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração.
O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico.
O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida.
O clorofórmio CCl3 foi muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico.
Álcoois
Propriedades
Força intermolecular: As moléculas dos álcoois são atraídas umas às outras por meio de ligações de hidrogênio: o tipo de força intermolecular mais intenso que existe.
As ligações de hidrogênio ocorrem quando um átomo de hidrogênio se liga a um átomo de flúor, oxigênio ou nitrogênio, que são elementos fortemente eletronegativos. No caso dos álcoois, o hidrogênio se liga ao oxigênio.
Nomenclatura
Os álcoois são compostos que apresentam o grupo hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado em uma cadeia aberta.
Assim, a sua nomenclatura oficial, segundo a IUPAC, leva em conta a hidroxila no sufixo, isto é, na terminação. O restante do nome da cadeia segue as mesmas regras estabelecidas para os hidrocarbonetos.
Desse modo, temos a seguinte regra de nomenclatura dos álcoois:
Utilidades na sociedade atual
Muitas são as utilidades do álcool. Além de ser um ótimo desinfetante é ainda um ótimo produto de limpeza. Mantenha os vidros das suas janelas ou do seu automóvel brilhantes e desembaçados:
Livre-se do incómodo das janelas embaçadas e dos vidros com