Haletos organicos
Quem são os Halogênios?
Os Halogênios são elementos representativos e seu significado (do grego) é “formador de sais”. Todos apresentam 7 eletérons na sua última camada de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons. Na forma natural, são encontrados como moléculas diatômicas. A série química dos Halogênios pertence ao grupo 17 ou 7A da tabela periódica. Ela é formada pelos seguintes elementos químicos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato ou Astatínio e Ununséptio. Juntamente com os Gases Nobre (grupo 18 ou 8A), a família dos Halogênios são as únicas famílias que possuem unicamente Não-Metais.
Propriedades químicas dos Haletos: Os haletos são altamente reativos e por isso são empregados como matéria-prima para preparar compostos orgânicos.
Propriedades Físicas:
A ligação C-X (X=F, Cl, Br, I) é uma ligação polarizada, o que torna esta classe de compostos com propriedades químicas interessantes do ponto de vista sintético. Na tabela abaixo são mostrados alguns dados referentes às estruturas dos haletos orgânicos.
Nomeclatura Oficial
A nomenclatura oficial dos haletos orgânicos é feita colocando-se a quantidade de halogênio, o nome do halogênio e, por fim, o nome do hidrocarboneto. A nomenclatura oficial dos compostos orgânicos, incluindo os haletos, segue regras específicas da IUPAC.
Os haletos orgânicos são compostos resultantes da substituição de um ou mais hidrogênios em moléculas de hidrocarbonetos, por átomos de