Sérvia
A Sérvia oficialmente República da Sérvia, é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006. É uma ex-república iugoslava, tendo integrado, até junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. No dia 5 de junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência. A Sérvia situa-se nos Bálcãs (uma região histórica e geograficamente distinta do sudeste da Europa) e na Panónia (uma região da Europa Central). Faz fronteira com a Albânia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Hungria, República da Macedónia, e a Roménia. A Sérvia não tem saída ao mar, se bem que o rio Danúbio proporciona o acesso de barco até à Europa central e ao mar Negro.
O clima sérvio varia entre o clima continental no norte, com invernos frios, e verões quentes, úmidos com padrões de precipitação bem distribuídos, e um clima mais mediterrânico no sul com Verões e Outonos quentes, secos e invernos relativamente frios com fortes nevões no interior.
As principais cidades da sérvia são: Belgrado, Novi Sad, Priština, Niš, Kragujevac, Leskovac, Prizren, Kruševac, Kraljevo, Zrenjanin, Pančevo e Subotica.
A Sérvia está povoada maioritariamente por Sérvios. As minorias significativas incluem os Albaneses (maioria na província de Kosovo-Metohija), Húngaros, Bósnios, Ciganos, Croatas, Eslovacos, Búlgaros e Romenos.
A Sérvia está formada por três territórios: a província de Kosovo e Metohija, a província de Vojvodina e Sérvia Central. As províncias são etnicamente muito heterogêneas, resultado da divisão histórica do país entre o Império Otomano, muçulmano, no sul, e a Áustria-Hungria, cristãos católicos, no norte do país.
A Assembleia Nacional da Sérvia.
Em 4 de Fevereiro de 2003, o parlamento da República Federal da Jugoslávia acordou uma forma mais tênue de cooperação entre a Sérvia e Montenegro dentro da união de estados