Habitos dos jesuitas durante o periodo de colonização brasileira
Hábitos dos Jesuítas durante o período de colonização brasileira
COLÉGIO ESTADUAL DR. ALFREDO BACKER
Hábitos dos Jesuítas durante o período de colonização brasileira Trabalho apresentado ao professor Wilson da disciplina de Políticas Educacionais para avaliação de conteúdo referente ao 2º bimestre/2013.
por:
Deyse Ferreira Crisostomo
Turma: cn- 3001
DUQUE DE CAXIAS
MAIO DE 2013
Índice
* INTRODUÇÃO
* DESENVOLVIMENTO * CONSIDERAÇÃO INICIAL DOS JESUÍTAS * OS JESUÍTAS E O SEU PROJETO EDUCACIONAL
* CONCLUSÃO
* BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Quando os jesuítas perceberam o interesse dos portugueses em escravizar os índios, migraram as missões para as cidades interioranas. Além de ensinar a doutrina católica, os jesuítas iniciaram o trabalho de orientação agrícola para que vivessem independentes e afastados dos colonizadores portugueses.
Os índios, que viviam como nômades percorrendo grandes distâncias em busca do melhor lugar para ficarem, passaram a se tornar sedentários com o cultivo da terra, já que conseguiam alimentar tribos inteiras com o trabalho agrícola. Entretanto, graças a isso, os colonizadores descobriam e mandavam prender e torturar grandes aldeias, na intenção de escravizá-los.
Hábitos dos Jesuítas durante o período de colonização brasileira * Considerações iniciais
O presente artigo pretende realizar uma análise do ensino jesuítico implementado no período colonial brasileiro e demonstrar que a estrutura escolar fundada pelos padres jesuítas no Brasil era adequada para o momento histórico vivenciado, levando-se em consideração quatro aspectos: os objetivos do Projeto Português para o Brasil; o Projeto Educacional Jesuítico; a própria estrutura social brasileira da época; e o modelo de homem necessário para a época colonial.
Os jesuítas, com seu projeto educacional, e os portugueses que vieram para a Colônia brasileira em busca de riquezas,