habitos bucais
Onicofagia / Roer unhas
É o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade.
Pode causar:
Má oclusão (mordida aberta anterior )
Transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca e provocar infecções oportunistas.
Desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas
Tratamento : Aconselhamento psicológico, melhorar a auto-estima da criança, resolver e remover o que causa estresse e tensão psicológica.
Hábito de Respiração bucal
Costumam ficar com a boca aberta por tempo prolongado e dormem com ela assim. Além disso, elas roncam com mais facilidade, babam durante o sono, têm dificuldade na hora de se alimentar, possuem respiração barulhenta, tendem a ter a arcada dentária superior para frente e a posterior para trás, apresentam boca ressecada, rosto alongado, cabeça, ombros e braços projetados para frente.
Pode causar:
Problemas de crescimento e desenvolvimento corporal e facial
Baixo rendimento escolar
Dificuldades de mastigação
Alterações no desenvolvimento psíquico e intelectual
Infecções respiratórias
Ressecamento dos dentes e mucosa oral
Tratamento: Depende da causa, mas costuma ser feito por um time de especialistas: pediatra, otorrino, alergista, fonoaudiologista e ortodontista(aparelho bucal).
Hábito de Sucção
O hábito da sucção nada mais é que um reflexo, estímulo aprendido que traz um certo prazer e/ou satisfação. Algumas crianças apresentam predisposições para estes hábitos. Crianças com problemas psicológicos podem apresentam estes hábitos como "forma de escape" ou "forma de chamar atenção", e com este mau hábito prolongado, poderá causar deformações na sua arcada dentária e na maxila, causando uma má-oclusão.